Transições do Envelhecimento Natural

Neurociência Clínica | Reabilitação Neuropsicológica | Intervenção Neurocomportamental 

As alterações cognitivas — sejam subtis ou marcadas — afetam a atenção, a memória, a linguagem, o pensamento e a autonomia funcional. Podem surgir em diferentes contextos: envelhecimento natural, sobrecarga emocional, trauma, quadros depressivos, síndromes funcionais ou condições neurológicas.

O objectivo é promover um envelhecimento com sentido, preservando a autonomia, a funcionalidade cognitiva, a identidade emocional e a integração corpo-mente, mesmo perante as inevitáveis alterações físicas, relacionais e existenciais da idade.


Em que casos a Neurociência Clínica pode ajudar?

Avaliação Clínica Inicial Integrada

Avaliação do funcionamento cognitivo, emocional e comportamental, identificação de sinais precoces de declínio neurofunciona, análise de fatores de risco: isolamento, stress crónico, perdas recentes, alterações de papel social, mapeamento das queixas somáticas, alterações do sono, fadiga, humor e motivação, identificação de crenças disfuncionais associadas ao envelhecimento.

Intervenção Neurocomportamental

Modulação do sistema nervoso autónomo (através de técnicas de respiração, grounding, atenção interoceptiva), promoção de rotinas neurocompatíveis (sono, nutrição, movimento, envolvimento social significativo), reestruturação de hábitos com impacto emocional e funcional, abordagem de transições críticas: reforma, viuvez, perda de papéis parentais ou profissionais.

Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica

Treino de atenção, memória, fluência verbal, flexibilidade cognitiva e resolução de problemas, intervenção nas alterações cognitivas leves associadas à idade, estimulação neurocognitiva adaptada às capacidades individuais, monitorização da progressão cognitiva com ferramentas neuropsicométricas. 

Intervenção Neuroemocional e Identitária

Apoio na reconstrução do sentido de identidade em fases de transição, trabalho sobre perdas acumuladas e adaptações existenciais, abordagem de sentimentos de inutilidade, medo da dependência, envelhecimento do corpo ou invisibilidade social, reintegração emocional de experiências de vida, reconciliação interna, expressão emocional segura.

Apoio à Continuidade Funcional e Social

Promoção de autonomia nas rotinas de vida e tomadas de decisão, planeamento conjunto de estratégias de participação ativa na vida relacional e comunitária, integração de práticas mentais que favorecem a plasticidade cerebral, a autocompaixão e o envolvimento com a vida.

Contactos

Humana Mente

Avenida Almirante reis, 114 - 3º H

915 046 334 / 21 9999 30

geral@humana-mente.net