Terapia Cognitiva Comportamental de 3ª Geração
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) de 3ª geração é a abordagem mais recente da TCC, sendo que esta é a Psicoterapia mais estudada em todo o mundo, tendo demonstrado ser eficaz para uma série de problemas em saúde mental, para crianças e adultos.
Para além das técnicas da TCC tradicionalmente usadas (que promovem as mudanças comportamentais e cognitivas), a TCC de 3ª geração adiciona o desenvolvimento de habilidades de mindfulness e aceitação.
Em que circunstâncias deve marcar consulta?
Nos casos de: depressão, perturbação de ansiedade e pânico, perturbações de stress pós traumático, distúrbios de ansiedade social, problemas de consumo de álcool e drogas, desafios conjugais, depressão e stress pós-traumático pós-parto, luto crónico e patológico, perturbações alimentares (anorexia, bulimia, compulsão alimentar), obesidade, burnout, parentalidade perturbações obsessivas-compulsivas, dor crónica, perturbações psicóticas, perturbações de personalidade e doenças mentais graves.
A TCC de 3ª geração realça a importância da aceitação de pensamentos, emoções e sensações desconfortáveis, em vez de tentar controlá-los ou eliminá-los. Ela reconhece que algumas tentativas de controlo podem ser contraproducentes e podem contribuir para o sofrimento emocional.
Uma das terapias de terceira geração mais conhecidas é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), incluída na TCC.
A ACT ajuda as pessoas a desenvolverem uma relação saudável com os seus pensamentos e sentimentos, ao invés de tentar mudá-los. Baseia-se em seis processos principais: aceitação, difusão cognitiva, contato com o momento presente, o eu observador, valores e ação comprometida.